sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

fim-de-semana de campo

Meus amigos, à bocado a Irmã Tassy ligou-me a dizer que tinha falado com o Irmão António, que é um irmão franciscano que é o responsável pela comunidade de Emaús de Caneças. Ele disse que podíamos ir lá no Sábado, dia 16, e que fretava uma camionete para nos vir buscar a todos (monitores e miúdos) aos Jerónimos. Tanto a Irmã Tassy como o Irmão António são muito simpáticos, como vocês vão ver em breve. Mas afinal o que é isto da comunidade de Emaús? É uma casa com um terreno circundante que recebe ex-toxicodependentes para viver em comunidade, recuperando-os através do trabalho. O centro de Emaús recebe móveis velhos, livros usados, máquinas estragadas, enfim, tudo o que as pessoas não precisam e deitam fora. Inspirados pelo Abade Pierre (ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Abb%C3%A9_Pierre), esta comunidade recupera todas essas peças enquanto que recupera também a liberdade individual de cada um, que vai ficando menos egoísta, mais sólido e mais capaz de amar o próximo. Depois, em certos dias da semana que já não me lembro, a casa abre as portas para todos aqueles que quiserem comprar utensílios e antiguidades por eles restauradas. É assim que eles ganham dinheiro. Daquilo que ganham, conseguem separar dinheiro para três objectivos:
-
1. Alimentar e sustentar a comunidade.
2. Enviar para missões, nomeadamente em África.
3. Trazer à comunidade visitas para dar e partilhar testemunhos de vida.
-
Desta vez, os sortudos somos nós, ValadAgosto! É uma oportunidade única, da qual nunca se vão esquecer. Sei que vamos sair de lá maiores como pessoas, e mais amigos, todos - monitores e monitendos. Garanto-vos que vão encontrar pessoas com experiências de vida únicas, com histórias que davam para escrever uma colecção de livros de aventuras (e desventuras, mas que no fim de contas até acabam bem).
-
Assim, na próxima segunda-feira fiquei de me encontrar com a Irmã Tassy às 9h30m da manhã perto da Praça do Chile, em Lisboa, e daí seguimos para Caneças. Quem quer vir connosco? Era mesmo bom que alguém viesse.
-
Uma vez que os planos de Caneças são Sábado, o jogo no Parque da Pena fica para Domingo. Tractores, temos mesmo de reunir todos, rápido, para falarmos de tudo isto. A sério! No Domingo eu posso, vocês podem? Este fim-de-semana tem todos os ingredientes para ser mágico e inesquecível! Agora só depende de nós e de Deus o sucesso deste projecto... o trabalho é amor feito visível. Estamos à espera de quê? Mãos à obra!
-
-
AVC

Sem comentários: