Na leitura diária de hoje - Primeira Epístola de São João, capítulo 3 -, algumas frases tocaram-me de uma forma especial. Partilho-as aqui porque penso que têm muito que ver com a nossa Missão com os miúdos.
-
-
1 - Quem pretende estar n'Ele, deve também andar como Ele andou.
-
2 - Considerai que amor nos mostrou o Pai em querer que sejamos chamados filhos de Deus! E nós o somos.
-
3 - Amemo-nos uns aos outros.
-
4 - Nisto conhecemos o amor de Deus em ter dado a Sua vida por nós. Igualmente nós devemos também estar prontos a dar a vida pelos nossos irmãos. Se alguém que possua bens deste mundo, vir o seu irmão em necessidade e lhe fechar o seu coração, como está nele a caridade de Deus?
-
5 - Não amemos somente de palavra e com a língua, mas por obra e em verdade.
-
6 - Tenhamos confiança diante de Deus; tudo o que Lhe pedirmos, receberemos d'Ele, porque guardamos os Seus mandamentos e fazemos o que é agradável a Seus olhos.
-
7 - Pelo Espírito que nos deu, sabemos que Ele permanece em nós.
-
-
A cada frase que Deus pôs na pena de São João, ouso acrescentar algumas reflexões:
-
1. Ser cristão é seguir a Cristo. Lembrarmo-nos constantemente do que Ele faria no nosso lugar, parar para O escutar e seguir os conselhos que Ele nos dá.
-
2. Não nos esquecermos que nunca estamos sozinhos. Temos sempre Deus, nosso Pai, ao nosso lado. Como Pai, Ele ensina-nos a amar. Este é um amor que nos realiza, porque é completo. Ousemos ser íntimos de Deus, como um filho o é de seu Pai. E só somos intímos d'Ele se O conhecermos, conversando com Ele na oração e na vida.
-
3. Ama o próximo como a ti mesmo, diz Jesus. É bom que gostes de ti, senão... ai de nós. Cuida de ti, cuida dos outros. Todos temos uma dignidade enorme e inalienável. Cuidar do corpo e cuidar da Alma. É fundamental sermos alegres, mas também darmo-nos ao respeito. E amar a Deus sobre todas as coisas.
-
4. Dar a vida não é morrer pelo próximo. Pode ser, mas não é isso que nos é pedido. Dar a nossa vida ao próximo é dedicar a nossa vida ao próximo, dando-lhe atenção. Muitas vezes é mais ouvir do que propriamente falar. Amar.
-
5. O testemunho é essencial para anunciar a Palavra de Deus. De que nos serve anunciar a Cristo - por muito bem que o façamos - se não mostrarmos com verdade que O seguimos? As grandes conversões não se fazem pela beleza das palavras, mas sim pelo exemplo das vidas que realmente mudaram por causa de Cristo.
-
6. Confiar em Deus. Tudo depende d'Ele e da forma de como abrimos o nosso coração à Sua permanente chegada. Deus olha por nós, por isso podemos oferecer-Lhe tudo o que fazemos e esforçarmo-nos para o fazer cada vez melhor.
-
7. Se deixarmos, Deus permanece em nós. Na comunhão, tornamo-nos sacrários do Seu Corpo e Espírito. Se prolongarmos a Missa pelo resto do dia no nosso corpo e na nossa Alma, estamos em paz porque Deus permanece em nós.
-
-
Um forte abraço e já com saudades da grupeta fantástica,
-
António
Sem comentários:
Enviar um comentário